Megha News

Notícia

Smartphones podem prejudicar conexão entre pais e filhos

Por Exame Abril Ciência 1 de Junho de 2018 às 20:20
Smartphones podem prejudicar conexão entre pais e filhos (Manmarumaki/Thinkstock)
Uso do aparelho pode tirar algumas das alegrias de criar um filho

São Paulo – Pesquisadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, analisaram a relação entre o uso do smartphone e a conexão emocional entre pais e filhos e descobriram que o uso do aparelho pode distrair os pais e prejudicar a relacionamento com os filhos. O trabalho foi publicado no Journal of Social and Personal Relationships.

“Como o relacionamento entre crianças e seus pais é um dos mais fundamentais da vida social, analisamos se os celulares poderiam tirar algumas das alegrias de criar um filho”, disse Kostadin Kushlev, um dos autores do estudo. Quanto custa ter um filho? Entenda com o Banco Sofisa Direto se você está preparado Patrocinado

O experimento relatado no estudo envolveu 200 pais, que foram divididos em dois grupos. Um deles foi orientado a usar muito o smartphone durante uma visita com os filhos ao museu, enquanto o outro deveria usar o aparelho o mínimo possível. O grupo de pessoas que usou mais o celular reportou ter se sentido menos atento e conectado socialmente.

Os pesquisadores também realizaram uma pesquisa diária ao longo de uma semana com 292 pais para coletar dados sobre o uso do smartphone. O resultado foi que os pais reportaram que o uso do celular prejudicou a atenção dos participantes. Com isso, também foram comprometidos sentimentos de conexão com os filhos.

De acordo com o PsyPost, a pesquisa indica que o uso de smartphones, de forma excessiva, pode ser prejudicial à experiência de criar filhos. No entanto, o uso moderado não teria efeitos desastrosos.